Câmara de Salvador aprova projeto de lei que combate a cristofobia

  • 29/09/2025
Câmara de Salvador aprova projeto de lei que combate a cristofobia
Câmara de Salvador aprova projeto de lei que combate a cristofobia (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Salvador aprovou um projeto de lei que combate a cristofobia na capital baiana, na última quarta-feira (24).

A proposta, de autoria do vereador Cezar Leite (PL), tem o objetivo de garantir o respeito aos cristãos, evangélicos e católicos, e a convivência pacífica entre diversas religiões.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). O texto estabelece a proibição de campanhas e fantasias que hostilizem a imagem de Jesus Cristo e símbolos cristãos de forma pejorativa e sensual, em festas populares como o carnaval.

“Fica permanentemente proibido o ataque à fé cristã, em suas diferentes formas, nos espaços públicos e privados de Salvador, contra os cristãos, configurando assim cristofobia. Fica permanentemente proibido ataques, de forma direta e indireta, implícito ou explícito, de forma verbal, escrita ou física aos símbolos religiosos cristãos no âmbito do município de Salvador”, afirma a lei.

“Este é o primeiro projeto de lei contra a cristofobia aprovado no país”, declarou o vereador Cezar Leite.

“Agora, vai pagar multa se botar roupa de Cristo, se colocar roupa de freira para ficar sambando no Carnaval. E artistas também que fizerem isso não serão contratados em eventos promovidos pela Prefeitura. Nós defendemos a fé cristã”, acrescentou.

Canais de denúncia

O projeto de lei também prevê a criação de canais de denúncia para casos de cristofobia e atendimento especializado às vítimas.

Uma multa administrativa no valor de três salários mínimos será aplicada a empresas, organizadores de festas, blocos de Carnaval, camarotes e pessoas físicas que descumprirem as regras.

O projeto de combate à cristofobia ainda determina a realização de ações educativas de conscientização sobre o respeito à fé cristã e a promoção de eventos inter-religiosos que impulsionem o diálogo e o respeito entre as diversas crenças.

Além disso, a lei afirma que “será proibida a contratação, por meio de verba pública, no âmbito da prefeitura de Salvador, de artistas, pessoas físicas ou jurídicas, que sejam condenados judicialmente por crime de intolerância religiosa, notadamente cristofobia”.

Caso a legislação for sancionada, um banco de dados sobre casos de cristofobia no município também será criado e estudos sobre a discrimnação de cristãos serão realizados.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/camara-de-salvador-aprova-projeto-de-lei-que-combate-cristofobia.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Participe atraves do nosso Whatssap adicione aí 47 9965-0363

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes