Continuação das últimas instruções aos discípulos
- 20/10/2025
- 0 Comentário(s)

📖 João 16:1-33
Continuação das últimas instruções aos discípulos
1 Tenho-vos dito essas coisas para que vos não escandalizeis.
2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
3 E isso vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
4 Mas tenho-vos dito isso, a fim de que, quando chegar aquela, hora vos lembreis de que já vo-lo tinha dito; e eu não vos disse isso desde o princípio, porque estava convosco.
5 E, agora, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6 Antes, porque isso vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
7 Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar vo-lo-ei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:
9 do pecado, porque não crêem em mim;
10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso, vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
16 Um pouco, e não me vereis; e outra vez, um pouco, e ver-me-eis, porquanto vou para o Pai.17 Então, alguns dos seus discípulos disseram uns para os outros: Que é isto que nos diz: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai?
18 Diziam, pois: Que quer dizer isto: um pouco? Não sabemos o que nos diz.
19 Conheceu, pois, JESUS CRISTO que o queriam interrogar e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
20 Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria.21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já se não lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
22 Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.
23 E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.24 Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra.25 Disse-vos isso por parábolas; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.26 Naquele dia, pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai,
27 pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que saí de Deus.28 Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai.29 Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que, agora, falas abertamente e não dizes parábola alguma.
30 Agora, conhecemos que sabes tudo e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso, cremos que saíste de Deus.
31 Respondeu-lhes Jesus: Credes, agora?
32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
📖 João 16 – O Consolador e a Vitória em Cristo
📜 Versículo-chave João 16:33
“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.
REFLEXÃO
Neste capítulo, Jesus prepara os discípulos para um tempo difícil. Ele sabia que em breve seria preso, crucificado e deixaria este mundo. Mesmo assim, em vez de deixá-los desesperados, Jesus os consola com uma promessa poderosa: o envio do Espírito Santo, chamado de Consolador ou Espírito da Verdade.
O Consolador seria aquele que viria para guiar, ensinar, fortalecer e consolar os corações aflitos. Ele seria a presença constante de Deus habitando em cada um que crê.
Jesus também fala sobre as aflições do mundo, lembrando que os seus seguidores enfrentariam rejeição, dor e perseguições, mas tudo isso com um propósito: amadurecer a fé e provar o amor que vem do Pai.
Quando Jesus diz “tende bom ânimo”, Ele está nos chamando à coragem. Mesmo que a tristeza ou o medo tentem nos abater, há uma verdade que não muda: Cristo já venceu o mundo.
A vitória d’Ele é a nossa vitória.
A presença do Espírito Santo é a certeza de que nunca estamos sozinhos, mesmo quando o mundo parece desabar ao nosso redor.
Assim como os discípulos choraram por um tempo, mas depois se alegraram ao ver Jesus ressuscitado, nós também passamos por momentos de dor que se transformam em alegria, quando confiamos que o Senhor está cuidando de tudo, até do que não entendemos agora.
🙏 Oração
Senhor Jesus,
obrigado por Tua palavra que me consola e fortalece.
Mesmo em meio às lutas e aflições, sei que não estou só, pois o Teu Espírito Santo habita em mim.
Dá-me coragem para enfrentar os dias difíceis e fé para enxergar a Tua mão agindo em cada detalhe.
Que o Teu Consolador continue me guiando em toda a verdade,
enchendo meu coração de paz, esperança e alegria que o mundo não pode tirar.Ajuda-me a lembrar sempre que Tu venceste o mundo,
e que, contigo, eu também posso vencer.
Em Teu nome, JESUS CRISTO Amém. ✨
📖 Referência Bíblica
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Deerfield, FL: Life Publishers; Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1995.
Texto bíblico conforme João 14:1–31 (Tradução Almeida Revista e Corrigida – Sociedade Bíblica do Brasil).
Por: Alexsandra H. Souza
Rádio Alexia K.