As parábolas da ovelha e da dracma perdidas
- 20/10/2025
- 0 Comentário(s)

DOMINGO 19/10/2025
Lucas 15: 1-10
As parábolas da ovelha e da dracma perdidas
1 E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.
3 E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
5 E, achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo;
6 E, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
8 Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?9 E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
O valor do que se perde e o amor que busca
Lucas (15:1–10)
JESUS contou duas parábolas muito lindas: a da ovelha perdida e a da dracma perdida. Em ambas, Ele mostra o quanto DEUS se importa com cada pessoa, mesmo com aquela que se afastou, se perdeu ou se sentiu esquecida.
O pastor da parábola deixa noventa e nove ovelhas no deserto para procurar uma só que se perdeu. Aos olhos humanos, pode parecer pouco sensato, mas aos olhos de DEUS, cada vida tem valor eterno. Ele não se conforma em perder nenhum dos seus filhos.
A mulher da segunda parábola, ao perder uma de suas dez dracmas, acende a luz, varre a casa e busca com diligência até encontrar. Isso mostra o cuidado e a paciência de DEUS em nos procurar, limpar nossa vida e iluminar o caminho para nos trazer de volta à Sua presença.
JESUS nos ensina que no céu há festa quando um pecador se arrepende. Cada pessoa que volta para os braços do (Pai) enche o coração de DEUS de alegria. Ele não vê nossos erros como motivo para afastamento, mas como oportunidade para reconciliação e perdão.
Reflexão
Talvez, em algum momento, você tenha se sentido como essa ovelha perdida distante, cansada ou desanimada na fé. Mas o Pastor JESUS nunca desistiu de você. Ele vai ao seu encontro, te encontra com amor e te carrega nos ombros, com alegria.
DEUS não mede esforços para te resgatar, porque você é precioso (a) demais para Ele.
Oração
SENHOR JESUS, obrigado por nunca desistir de mim. Mesmo quando me afasto, o Senhor me busca com amor e me traz de volta. Que o meu coração permaneça firme na Tua presença e que eu também aprenda a valorizar e buscar aqueles que ainda estão distantes de Ti.
Amém.
📖 Referência Bíblica
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Deerfield, FL: Life Publishers; Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1995.
Texto bíblico conforme João 14:1–31 (Tradução Almeida Revista e Corrigida – Sociedade Bíblica do Brasil).
Por: Alexsandra H. Souza
Rádio Alexia K.