ÍDOLOS DE NÓS MESMOS
- 17/10/2025
- 0 Comentário(s)
"Cada um de nós é, desde o ventre de sua mãe, um mestre artesão de ídolos." (João Calvino)
ÍDOLOS DE NÓS MESMOS
Somos chamados a abandonar os vícios que diminuem nossa fé e nos afastam realmente de Deus.
Nossos deuses, na idolatria secular, respondem pelos nomes de Dinheiro, Sexo e Poder, entre outros.
Temos uma imensa propensão a adorar pessoas ou objetos quando julgamos que seremos bem remunerados. A gratificação (o prêmio, a recompensa) é algo inscrito na cultura, que mercantiliza tudo: até as religiões e os relacionamentos.
Tudo pode virar deus: dinheiro, poder, sexo, trabalho, sucesso, tecnologia. Sabemos que essas coisas nos abandonam quando não as servimos, mas assim mesmo as adoramos.
Tudo pode ser divinizado: heróis, filhos, cônjuges, amigos, grupos, empresas, marcas, objetos, times de futebol, lugares. Sabemos que mentimos quando idolatramos pessoas, mas ainda assim incorremos neste erro.
Tudo pode ser idolatrado: o corpo, o sentimento, a autoestima, a ideologia, a profissão, o amor, o hábito e a razão. Sabemos que são frágeis esses dispositivos, mas os endeusamos.
Na verdade, todas estas idolatrias formam uma nova trindade, totalmente humana: eu, eu e eu. É como se o mandamento bíblico (Êxodo 20.4) pudesse ser reescrito e aplicado assim: “Não farás de ti mesmo um ídolo”. Na verdade, quando pensamos demasiadamente em nós mesmos, como as crianças que pensam que o mundo gira ao redor delas, nós nos convertemos em ídolos, em ídolos de nós mesmos. Pensando apenas em nossos interesses, transformamos Deus numa espécie de pé de coelho e deixamos de experimentar uma vida no compasso de sua bondade.
Para ler HOJE na Bíblia: Oséias 7 a 9
"Eu odeio o bezerro de ouro que o povo da cidade de Samaria adora e estou irado com eles. Até quando eles vão continuar adorando ídolos?" (Oséias 8.5)
Uma publicação da IGREJA BATISTA ITACURUÇÁ
Praça Barão de Corumbá, 49 – Tijuca
20510-170 – Rio de Janeiro, RJ
www.itacuruca.org.br
(021) 3344-9700



