"No essencial, unidade; no não essencial, liberdade; e em ambas as coisas, a caridade."
- 15/10/2025
- 0 Comentário(s)

15 de OUTUBRO
"No essencial, unidade; no não essencial, liberdade; e em ambas as coisas, a caridade."
(Peter Meiderlin)
A UNIDADE NOS FORTALECE
Na família, na empresa ou na comunidade, precisamos de unidade. Sem ela, só realizamos aquilo que podemos fazer sozinhos e a maioria das coisas é grande demais para ser efetivada por pessoas sozinhas. Precisamos uns dos outros até mesmo para dar forma a sonhos individuais.
Nossa dificuldade para nos unirmos uns aos outros vem do nosso egoísmo.
A falta de unidade vem também dos interesses em jogos, os nossos.
Temos dificuldade para nos unir porque achamos-nos superiores aos outros. Quando pensamos que nossas ideias são melhores, nossos projetos são mais nobres, nossas estratégias são mais inteligentes, ficamos encastelados em nós mesmos.
Não nos unimos, também, aos outros, quando é forte em nós o desejo de receber os aplausos pelas conquistas alcançadas. Muitas vezes preferimos perder a ter que compartilhar o brilho da vitória obtida coletivamente. O egoísmo nos cega...
Contra o egoísmo, que é natural em nós, devemos buscar a coragem espiritual da renúncia, que nos leva a nos unir nas causas que julgamos valer a pena nos envolver.
Quando o interesse próprio nos domina, não valorizamos os interesses dos outros, esquecidos de que a unidade precisa contemplar os interesses legítimos.
A unidade precisa da nossa humildade para acontecer.
Não haverá unidade se amarmos os aplausos, mesmo sabendo que são passageiros.
Precisamos de unidade como garantia para as realizações coletivamente desejadas. Se demanda renúncia, renunciemos. Se demanda valorizar os outros, sinceramente valorizemos. Em busca da unidade, a humildade não nos apequena, nos fortalece.
Se queremos ser fortes, precisamos nos unir (Oseias 1.11).
Para ler HOJE na Bíblia: Oseias 1 a 3
"Os povos de Judá e de Israel se unirão e juntos escolherão um só chefe. Serão mais uma vez um povo poderoso e rico. Como será grande esse dia, o Dia de Jezreel!"
(Oseias 1.11)